Ensinamos o que ninguém ensina...
...e de um jeito que você só vai encontrar aqui.
AS SOFT SKILLS E OS NOVE TIPOS DE INTELIGÊNCIA
Por um lado, o ensino tradicional privilegia todos os aspectos quantitativos e programáticos do que é considerado como conteúdo mínimo de aprendizagem (ou direitos de aprendizagem). Esse método privilegia o que ficou conhecido como hard skills (de maneira simplificada, são as habilidades quantificáveis), então, um ensino forte, como o do CK prepara cada estudante com o que existe de mais moderno no país em termos de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e preparação para os principais vestibulares do país.
Porém, como bem sabemos, os seres humanos também se desenvolvem em outras habilidades, sejam comportamentais, sentimentais e/ou sociais. Atentos a isso, incluímos na proposta pedagógica do CK o desenvolvimento das soft skills, que podem ser consideradas aquilo que não se aprende apenas lendo um livro ou fazendo uma pesquisa, mas na convivência com o grupo e com a adversidade.
Além disso, acreditamos no desenvolvimento dos mais diversos tipos de inteligência, baseados no modelo de inteligência do psicólogo educacional norte-americano, Howard Gardner. Neste conceito, a Teoria das Inteligências Múltiplas é composta por nove fatores que não podem ser medidos nos tradicionais testes de QI. Na nossa proposta pedagógica, focamos em construir a carga horária para o desenvolvimento de todos os tipos de inteligência. Cabe frisar que segundo esse estudioso, todos possuímos todos os tipos de inteligência, porém em níveis variados, com a predominância de dois ou três deles.
Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental 1, os estudantes são apresentados a estímulos que contemplam os nove aspectos da inteligência, o que possibilita o processo de amadurecimento cognitivo por completo. Já do Ensino Fundamental 2 até o Ensino Médio, esses estímulos se dão de maneira personalizada e adaptada aos interesses de cada estudante, por meio das matérias optativas.
Quer saber mais sobre as soft skills?
Acesse: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-62496935
Apresentamos os componentes de enriquecimento curricular, em que o estudante desenvolve primordialmente suas habilidades comportamentais, sociais e emocionais (soft skills) em combinação com o estímulo aos diversos tipos de inteligência:
Língua Espanhola
Presente como componente curricular obrigatório no Ensino Fundamental – anos finais – e como componente optativo no Ensino Médio, estimula predominantemente a inteligência linguística.
Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Presente como componente curricular obrigatório no Ensino Fundamental – anos iniciais, estimula predominantemente a inteligência linguística.
Projeto de Vida
Presente como componente curricular obrigatório no Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais – e como componente optativo no Ensino Médio, estimula predominantemente as inteligências intrapessoal e existencialista.
Direitos e Deveres
Presente como componente curricular obrigatório no Ensino Fundamental – anos finais -, estimula predominantemente as inteligências linguística e interpessoal.
Projeto de Robótica
Presente como componente curricular obrigatório no Ensino Fundamental – anos iniciais – e optativo nos anos finais, estimula predominantemente as inteligências lógico-matemática e espacial.
Oficina Literária
Presente como componente curricular obrigatório no Ensino Fundamental – anos iniciais e finais -, estimula predominantemente as inteligências linguística e existencialista.
Cinema
Presente como componente curricular optativo no oitavo e no nono anos do Ensino Fundamental, estimula predominantemente as inteligências linguística e corporal.
Banda
Presente como componente curricular optativo no sexto e no sétimo anos do Ensino Fundamental, estimula predominantemente as inteligências musical e interpessoal.
JEUPs
Presente como componente curricular optativo no Ensino Fundamental – anos finais – e no Ensino Médio, estimula predominantemente as inteligências interpessoal e corporal.
História em Quadrinhos e Mangá
Presente como componente curricular optativo no sexto e no sétimo anos do Ensino Fundamental, estimula predominantemente as inteligências espacial e linguística.
Empresa Jr
Presente como componente curricular optativo no Ensino Médio, estimula predominantemente as inteligências linguística, corporal e interpessoal.
Debates
Presente como componente curricular optativo no oitavo e no nono anos do Ensino Fundamental, estimula predominantemente as inteligências lógico-matemática e interpessoal.
Relações Internacionais
Presente como componente curricular optativo no Ensino Médio, estimula predominantemente as inteligências interpessoal e linguística.
Agrofloresta e Preservação
Presente como componente curricular optativo no Ensino Médio, estimula predominantemente as inteligências naturalista e espacial.
Você já conhece os nove tipos de inteligência descritos por Howard Gardner? Veja abaixo:
Inteligência lógico-matemática
Inclui a habilidade de resolver problemas lógicos e de matemática, independentemente do grau de complexidade. A alta capacidade de memorização também está associada a este tipo de inteligência.
Inteligência linguística
Inclui a habilidade de comunicação tanto verbal quanto escrita. As pessoas que expressam este tipo possuem facilidade para interpretar e utilizar mensagens, metáforas e simbolismos.
Inteligência musical
Está intimamente conectada aos talentos musicais, sendo expressada por pessoas com muita facilidade em aprender novos instrumentos, desenvolver ritmos e canções. O ouvido absoluto é uma das habilidades que pode estar presente em quem predomina este tipo de inteligência.
Inteligência espacial
Está relacionada à habilidade para observar e traduzir o todo em três dimensões. A memória visual também predomina nas características deste tipo e pessoas com facilidade para criar cenários, gráficos, fotografia e desenhos expressam este tipo de inteligência.
Inteligência corporal ou físico-cinestésica
Está relacionada à capacidade de controlar os movimentos do próprio corpo. Atletas de alto rendimento usam esse tipo de inteligência para desenvolver ao máximo suas habilidades. Além desses, atores e artistas de circo expressam essa com muita facilidade.
Inteligência intrapessoal
Este tipo de inteligência está relacionado ao ato de compreender a si mesmo, entender suas próprias motivações e limites. Pessoas que são líderes e possuem capacidade de influenciar pessoas pelo exemplo possuem alto grau de inteligência intrapessoal.
Inteligência interpessoal
Neste item, se manifestam as pessoas com habilidade para se relacionar com as outras, que possuem alta capacidade de influenciar pessoas. Além disso, a mediação de conflitos e o gerenciamento de relacionamentos são habilidades de pessoas com a predominância deste tipo de inteligência.
Inteligência naturalista
Pessoas com este tipo de inteligência apurado são fortemente conectadas à natureza. Possuem alta capacidade de observar espécies da natureza, manipular e classificar seres vivos e não-vivos.
Inteligência existencialista
Este é mais desenvolvido em pessoas que possuem facilidade para captar a maneira como o ser humano vive em sociedade. Com isso, a formação da cultura, da origem do universo e da vida e da morte são temas que atraem as pessoas que possuem este tipo de inteligência como predominante.